top of page
  • etejonascosta

Grupo 3 | Leila & Daniel - EXPLORAÇÃO MARÍTIMA – PETRÓLEO

Integrante: Jennifer Rebeca Alves de Barros


Orientadores: Daniel e Leila


Foto dos Integrantes:


Pôster do Trabalho:


Resumo do Trabalho:


O derramamento de petróleo nos mares, podem trazer malefícios de todos os lados, por um lado, o empresário vai perder um produto valioso e vai ter prejuízos gigantescos. Por outro lado, o vazamento vai se alastrar até uma certa área em que ocorreu o vazamento, e vai prejudicar a flora do local, assim prejudicando a fauna que precisa daquela flora para manter o ciclo da vida marítima. Esse tipo de problema infelizmente é impossível de se prevenir, mas, se pode tentar evitar investindo um pouco mais nas embarcações e nos materiais específicos para se evitar um vazamento de carga. JUSTIFICATIVA A verdadeira intenção de estar realizando esse trabalho é trazer o conhecimento para as pessoas, analisar os riscos, ver as propostas de soluções, informar. OBJETIVOS 1 OBJETIVO GERAL ANALIZAR O PORQUÊ A VIDA MARITIMA PODE SE PREJUDICAR COM O GRANDE DERRAMAMENTO DE PETROLÉO DAS EMBARCAÇÕES 2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. BAIXO CONSUMO DE PETROLEO EM VEICULOS. 2. DIMINUIR O IMPACTO ABIENTAL QUE O PETRÓLEO PODE TRAZER 3. ENTENDER O PORQUE PRECISAMOS PRESERVAR A FAUNA MARITIMA.METODOLOGIA Para fazer esse trabalho, será realizará uma pesquisa mais aprofundada dos assuntos abordados, trazendo alguns modelos de pesquisas que recolhemos. O trabalho em si será focado em como o petróleo pode trazer malefícios para o meio ambiente, principalmente marítimo. Mas, também trará algumas informações a respeito dos benefícios que o petróleo pode trazer, principalmente econômicos. Também trabalhará em formas de deixar as embarcações mais resistentes para transporte de petróleo, usando informações de pesquisas. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Eu estou fazendo esse trabalho com base em três artigos sobre o assunto, mas o que mais me ajudou e me trouxe muitos conhecimentos foi o artigo de Marilia Massote Caldeira Pereira, falando sobre riscos ambientais da exploração de petróleo offshore: uma análise comparativa das atividades na costa brasileira. Nesse artigo ela fala como essa exploração pode trazer benefícios, mas, também os malefícios, como por exemplo, os riscos ambientais. Outro artigo que também está me ajudando muito nesse trabalho é o artigo de Jonathan Adriano da Silva Costa, falando sobre exploração de petróleo: perfurações marítimas e os impactos ambientais provenientes. Como meu foco é falar sobre como o petróleo pode trazer malefícios para a terra, esses dois artigos me ajudaram com o que eu precisava. Mas eu também usei outro artigo e uns sites para fazer pesquisas para contribuir com o trabalho. RESULTADOS ESPERADOS Figura 1: Metodologia de análise do risco ambiental de vazamento de óleo. Fonte: RISCOS AMBIENTAIS DA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO OFFSHORE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS ATIVIDADES NA COSTA BRASILEIRA de Marilia Massote Caldeira Pereira fonte: EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO: Perfurações marítimas e os impactos ambientais provenientes de JONATHAN ADRIANO DA SILVA COSTA Figura 3: Processos de licenciamento ambiental abertos em cada ano. Fonte: RISCOS AMBIENTAIS DA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO OFFSHORE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS ATIVIDADES NA COSTA BRASILEIRA de Marilia Massote Caldeira Pereira Figura 4: Cadeia de produção, distribuição de petróleo e demais combustíveis. Fonte: EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO: Perfurações marítimas e os impactos ambientais provenientes de JONATHAN ADRIANO DA SILVA COSTA NOVAS ROTAS MARÍTIMAS INTERNACIONAIS As rotas marítimas internacionais são uma grande fonte de renda para o mundo todo, mas devido à uma rota marítima, pode se tornar um prejuízo mundial, principalmente na rota que corta a África, que custa milhões a passagem de navios Nessa rota, o custo de passagem é tão caro que o custo dos produtos no comercio cresce e faz com que os países acabem se beneficiando e se prejudicando também, pois, o produto está caro e terá que cobrar mais dos comerciantes, fazendo também os comerciantes aumentar seu produto, trazendo um aumento gigantesco. Então foi descoberta uma nova rota na Rússia, que suporta os navios de grande porte e não cobra pela passagem, e ainda tem a contagem de km, que são menores que a rota que corta a África, fazendo com que a contagem de dias diminua e economize mais no comercio mundial, fazendo com o que o produto não fique tão caro para os países. CONSIDERAÇÕES FINAIS° Os meus objetivos são objetivos complicados de se completarem ou cumprirem, mas não impossíveis, é uma causa que precisa que muitos façam, mas, com o estudo que me foi proposto, estou satisfeito de cumprir e de entender. ° O tipo de metodologia que eu usei foi muito útil, eu consegui cumprir um dos meus objetivos, aprender. As pesquisas e estudos não foram fáceis, mas, com o tempo eu aprendi com essas pesquisas e ampliei meu conhecimento. ° Os artigos que me foram propostos foram de grande ajuda, pois, eu não encontrava nada a respeito do meu tema, então esses artigos foram minha única fonte de pesquisa, eu os utilizei em tudo, e foi de grande ajuda.° Conclusão: Esse trabalho me mostrou que o petróleo é uma das fontes de rendas maior do mercado econômico e que sim, é necessário para a sobrevivência do ser humano, e um bom exemplo disso é a gasolina, que faz com que os veículos do mundo inteiro circulam durante um período de tempo ajudando os seres humanos a se locomoverem com mais facilidade pelas cidades. Mas, além de ajudar na sobrevivência do ser humano, pode ser o maior inimigo do ser humano também, com os seus impactos ambientais, pequenos ou grandes.

410 views1 comment
bottom of page